spulp-270

Missão

O Serviço de Psicologia da Universidade Lusófona do Porto (SPULP) é uma estrutura integrada na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto.

Saiba mais

Equipa


Ana Rita Conde Dias

Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho. De 2007 a 2014 colaborou como psicoterapeuta/perita forense no Serviço de Consulta da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. De 2005 a 2014 foi Investigadora na Universidade do Minho, na área da Psicologia da Justiça e, especificamente, no âmbito da Vitimologia (violência de género, violência familiar e violência nas relações de intimidade).

Publicou vários artigos e capítulos (nacionais e internacionais) sobre violência na intimidade, o enquadramento sociocultural da violência, género e violência, avaliação forense e intervenção com vítimas.

Atualmente, é professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, onde lecciona Unidades Curriculares do 1º ciclo em Psicologia e do 2º ciclo em “Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime”. Integra ainda a coordenação do Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime”. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Ângela Leite
Psicóloga

Licenciou-se em Filosofia e Psicologia e é Doutorada em Ciências Biomédicas na área da Psicologia Genética. É Docente do 1º e 2º ciclo em Psicologia. Tem uma experiência clínica de 14 anos com adultos e idosos. É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Carla Antunes
Psicóloga da Justiça

Doutorou-se em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, com licenciatura na mesma área de conhecimento pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto.

Doutorou-se em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, com licenciatura na mesma área de conhecimento pela Universidade do Minho. É Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto da Universidade Lusófona do Porto.

No que se refere à investigação, tem-se dedicado à área da Vitimologia, sendo autora de várias publicações neste domínio. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Célia Ferreira
Psicóloga da Justiça

Doutorou-se em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho, tendo realizado a sua dissertação sobre stalking pós-rutura. De 2008 a 2014 exerceu funções de perita forense e psicoterapeuta na Unidade de Psicologia da Justiça da Universidade do Minho, direcionando o seu trabalho de investigação e a sua prática forense e clínica para o trabalho com vítimas de crime (adultas e menores).

Publicou artigos e capítulos (nacionais e internacionais) neste domínio. Atualmente, é professora auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, onde lecionada Unidades Curriculares do 1º ciclo e do 2º ciclo em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Célia Oliveira
Psicóloga da Educação

Licenciou-se em Psicologia com pré-especialização em Psicologia Escolar e da Educação. Fez Mestrado em Psicologia Clínica e Doutoramento em Psicologia Experimental e Ciências Cognitivas, na temática do papel da atenção na memória operatória;

Faz acompanhamento psicológico de crianças e jovens em problemáticas de natureza desenvolvimental, comportamental e educacional, com enfoque remediativo e preventivo/promocional. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Diogo Lamela
Psicólogo Clínico

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Minho e doutorado em Psicologia Clínica pela mesma universidade. Foi psicoterapeuta no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho na Unidade de Crianças e Adolescentes.

É professor auxiliar na Universidade Lusófona, onde lecciona unidades curriculares sobre psicopatologia, avaliação e intervenção clínica com crianças e adolescentes.

Autor do programa de intervenção em grupo com pais divorciados Pais por Inteiro, tem-se dedicado sobre as questões da psicoterapia com crianças e adolescentes, intervenção conjugal, parental e familiar e intervenção com famílias com pais separados e/ou divorciados.É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Joana Cabral
Psicóloga Clínica

Licenciada pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), área de especialização: Consulta Psicológica de Jovens e Adultos. Douturamento em Vinculação, desenvolvimento psicossocial e adaptação à universidade: dinâmicas de regulação emocional e coping.” .

Realiza consultas desde 2002.

Professora auxiliar na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Responsável pelo o serviço de psicologia na Faculdade de psicologia da Universidade do Porto. É Membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Joana Maia
Psicóloga do Desenvolvimento

Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra e doutorada em Psicologia do Desenvolvimento pelo ISPA.

Professora Auxiliar na ULP.

8 anos de experiência.

Consulta do desenvolvimento precoce e intervenção com crianças.


Ricardo Pinto
Psicólogo

Mestre em Psicologia e doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade do Minho.

Professor Auxiliar na ULP.

Teve experiência como psicólogo clínico em centro de saúde.

Consulta psicológica com adolescentes e adultos.


Rute Sampaio
Psicóloga Clínica

Licenciou-se em Psicologia pela Universidade do Minho em Braga no ano de 2001. Doutorou-se pela Universidade do Minho em Julho de 2013 com a tese intitulada “Variáveis individuais e familiares na adesão terapêutica ao CPAP no Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono“.

Participou na génese e desenvolvimento de projetos na área da Educação para a Saúde e Telemedicina, no Serviço de Pneumologia- Laboratório do Sono- do Hospital de São João no Porto. Exerceu funções de docência em Universidades e Escolas Superiores.

É autora, em conjunto com a Prof. Dra. Marta Drummond, do livro “Para embalar adultos que dormem com ventilador”, Editado pela Lidel no ano de 2012.

É autora e coautora de 7 artigos científicos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. É primeira autora do capítulo “Promoção do Uso do CPAP em doentes com Apneia do Sono” do livro Promoção da Saúde Psicossocial na doença: Aspetos Teóricos e Intervenção de 2010. É autora e coautora de 19 trabalhos científicos apresentados em congressos de psicologia e de medicina nacionais e internacionais. Proferiu 14 comunicações em congressos de psicologia e de medicina nacionais e internacionais. Em Março de 2012, recebeu o 1º prémio para uma investigação original com o trabalho - Satisfaction with a unique education session for CPAP usage – apresentado no Congresso de Pneumologia do Norte, Porto.

Apresenta uma vasta experiência de trabalho realizado no âmbito da Psicologia Clínica, em Serviços de Psicologia conceituados.

Atualmente exerce funções de investigadora convidada na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito da Cátedra da Medicina da Dor. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Sofia Fonseca
Psicóloga Clínica

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), onde, desde 2011, colabora com o Serviço de Consultas, nas unidades de Consulta Psicológica de Jovens e Adultos e Terapia de Casal.

Além da psicoterapia, desenvolve intervenção psicológica em grupo, nomeadamente com estudantes do ensino superior para intervir, por exemplo, na ansiedade académica, e orienta estudantes de Psicologia na observação e discussão de casos clínicos.

De 2011 a 2013, foi membro da linha de Investigação “Contextos Relacionais do Desenvolvimento Humano”, do Centro de Psicologia. De 2013 a 2015, integrou o Grupo CH, desenvolvendo a sua atividade na área da gestão da formação e da consultoria de diagnóstico organizacional.

É formadora, dinamizando ações de formação e workshops na área do comportamento humano e da gestão das emoções. É Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.


Teresa Souto
Psicóloga

Licenciatura em psicologia. Mestrado em psiquiatria saúde mental.

Doutoramento psicologia no âmbito da reabilitação psicossocial. Docente1ª e 2ª ciclo de psicologia.

Prática privada de psicologia desde 199 na área de avaliação psicológica e de consulta “adolescentes e adultos”.