FAQ’S

Como nos contactar?
Para entrar em contacto com o SPULP pode fazê-lo através de:
E-mail   : servpsicologia@ulp.pt
Telefone  : 926 630 433 (de segunda a sexta entre as 10h e as 18h)
Presencial: Rua Augusto Rosa, 24 | Porto (Junto à Praça da Batalha)

Quais as informações necessárias par realizar o pedido de consulta?
Ao recorrer aos nossos serviços deverá disponibilizar a seguinte informação:
Nome, Morada, NIF, Disponibilidade de horário e Motivo de consulta (brescrição).
Todas as informações são confidenciais e serão utilizadas apenas para processamento de recibos e distribuição do pedido.

Quem pode recorrer ao SPULP?
Todas as pessoas podem recorrer ao SPULP. O que irá diferenciar a abordagem do profissional será a faixa etária da pessoa a quem iremos prestar os nossos serviços.
O SPULP recebe CRIANÇAS, ADOLESCENTES, ADULTOS e IDOSOS, internos ou ext à universidade.

Quais os preços da consulta e como proceder ao pagamento?

Público em geral 30€
Estudantes ULP 20€
Estudantes Bolseiros 10€
Funcionários e colaboradores ULP 25€

Para efectuar o pagamento deverá dirigir-se, antes da consulta, aos Serviços Académicos da Universidade Lusófona do Porto. O comprovativo de pagamento deve ser entregue ao psicólogo que o atenderá.

O que fazer se me atrasar ou faltar à consulta?
No caso de se atrasar no dia em que tiver agendada consulta é dada uma tolerância de 10 minutosunção da hora marcada.
Em situações em que não possa comparecer à consulta agendada, deverá avisar via e-mail ou telefone com a maior antecedência possível, não tendo qualquer cussociado a essa falta.

O que partillho é confidencial?
Todo o processo terapêutico será regido pelo princípio da confidencialidade. De acordo com o Código da OPP | Ordem dos Psicólogos Portugueses* “os/as psicólogos/psicólogas têm a obrigação de assegurar a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente, obtida directa ou indirectamente, incluindo a existência da própria relação, e de conhecer as situações específicas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais.”

Qual o papel do/a psicólogo/a?
Ao longo do processo terapêutico um psicólogo recorre a diversas estratégias, técnicas e actividades no sentido de promover a mudança e compreender e auxiliar o cliente da melhor forma, em função da sua história de vida e características psicológicas. Entre si e o psicólogo é estabelecida uma relação colaborativa e, em conjunto, irão analisar os motivos do pedido de consulta, identificar as dificuldades e possíveis desafios.

O que é a consulta psicológica?
A consulta psicológica é um modo de intervenção por parte do/a psicólogo/a. Visa analisar/avaliar e dar auxílio à pessoa nas dificuldades expostas no pedido de consulta, assim como promover o conhecimento acerca de si e potenciar os seus recursos/competências para superar e encarar os seus problemas de uma forma mais funcional. A consulta psicológica é um espaço de sigilo e compreensão, isento de julgamentos.

Em que situações devo recorrer a ajuda psicológica?
Deverá recorrer a um psicólogo sempre que sinta que necessita de ajuda. Existem momentos na nossa vida em que nos deparamos com situações que interferem com o nosso bem-estar e com as quais sentimos que não somos capazes de dar respostas ou temos dificuldade em gerir os nossos sentimentos, pensamentos e/ou comportamentos, o que acaba por ter repercussões a nível pessoal e/ou profissional.